Projeto da Escola de Formação Teológica-EFORT

1.0-Justificativa:

Considerando a necessidade de cooperar com a expansão missionária do Reino de Deus em parceria com a Convenção Batista Baiana, a Associação Batista do Leste da Bahia (ABL) traz como proposta prática de trabalho e efetivação do EFORT (Escola de Formação Teológica) visando preparar melhor obreiros das igrejas locais no estudo básico da teologia.
O EFORT é um programa que visa o aperfeiçoamento de líderes das nossas comunidades cristãs e se configura como indicador da capitação de discípulos comprometidos com o ensino de Jesus Cristo e o mandamento da grande comissão.
Nesse sentido, sua finalidade enquanto organismo instituído pela ABL consiste em desenvolver uma política de Educação Teológica democrática, que contenha em sua grade curricular fundamentos essenciais para o exercício das práticas eclesiológicas embasadas na orientação das escrituras sagradas.
Desse modo, sua contribuição na preparação teológica de obreiros credenciados pelas igrejas é relevante devido o alcance de novas perspectivas de crescimento da obra missionária tanto nos espaços geográficos da ABL quanto nas demais regiões que o Senhor venha determinar que sejam alcançadas.
O caráter democrático do EFORT tem o seu significado no sentido de facilitação da oportunidade de membros das igrejas que encontram-se incondicionados ao acesso em cursos de Bacharelado em Teologia oferecidos por nossas instituições denominacionais.

2.0-Visão

Construir um programa que forme, treine e capacite uma geração de homens e mulheres resolutos em desenvolver o ministério de Evangelistas, que inter-relacione as necessidades do campo com suas Igrejas locais.

3.0-Missão

Promover a formação de membros da igreja local, preparando-os com excelência para servir o campo do leste baiano, e onde Deus enviá-lo.

4.0-Objetivos:

4.1-Qualificar, preparar e treinar membros vocacionados para o ministério de Evangelistas.
4.2-Capacitar as igrejas do leste da Bahia assistindo com excelência o trabalho missionário.
4.3-Ajudar no desenvolvimento e aprimoramento dos dons que Deus tem dado para o nosso povo em corpo.

5.0-Estrutura administrativos do curso:

5.1-O curso é apoiado e analisado pelo campo leste da Bahia, em representação legal por sua diretoria. É composto por coordenação, tesouraria e professores.
5.2-O período do curso será de 10 meses (fevereiro a novembro), tendo um encontro mensal, iniciando na sexta 19:30h até ao domingo encerrando ás 13:00 horas
5.3-A partir do segundo semestre, mês de julho, inicia-se o estágio orientando por um professor e supervisionado pelos líderes locais de cada aluno.
5.4-A ABL junto a Igreja Batista em Esplanada participam com a estrutura física, onde acontecerão os encontros pedagógicos.
5.5-Os professores serão preferencialmente pastores e líderes formados em teologia e áreas afins das nossas igrejas e instituições de ensino reconhecidas.
5.6-Para matrículas atenderemos no máximo 30 alunos no programa e cobraremos uma taxa mensal analisada junto a diretoria administrativa da ABL do ano vigente.
5.7-A alimentação e hospedagem são de responsabilidade da escola.
5.8-Os alunos que desistirem no meio do semestre ficarão responsabilizados a pagar o restante do semestre.
5.9-Pré-requisito para matricula:
5.9.1- Ser membro de uma Igreja Batista, podendo ser flexível a outras denominações, recomendado por carta pelo seu pastor ou líder eclesiástico.
5.9.2-Possuir o ensino fundamental completo(apresentar certificado de conclusão) os outros casos serão analisados e deferidos ou não.
5.9.3-Documentos: Fotocópia de carteira de identidade e de CPF, fotografia 3×4 recente e o pagamento da primeira mensalidade.
5.9.4-Ter no mínimo 2 anos de membro de uma Igreja.
5.9.5-Apresentar carta de recomendação da Igreja.

6.0-Currículo:

6.1-Bíblico: Proporcionar conhecimento bíblico e motivar para desenvolver o estudo da palavra de Deus.
6.2-Teológico: Conhecer as doutrinas básicas cristãs.
6.3-Caráter e Espiritualidade: Proporcionar desenvolvimento do caráter cristão e vida espiritual e equilibrada.
6.4-Ministério: Orientar para o desenvolvimento prático, contínuo no ministério da Igreja e desenvolver aspectos do ministério eclesiástico local.
6.5-Histórico: Conhecer a história da Igreja a quem são, o que pensam e no que crêem os batistas.
6.6-Mentoria: O acompanhamento de cada aluno será realizado pelo seu respectivo pastor onde o mesmo congrega, ou/ e estagia.

7.0-Disciplinas:

7.1 – Evangelismo I e II: Teologia, definição e métodos de Evangelismo.
7.2 – Discipulado: Teologia, definição e estilos do Discipulado.
7.3 – Educação Cristã: Importância, localização e prática da educação cristã na igreja local.
7.4 – Interpretação e Pregação Bíblica: Estudos de regras da interpretação bíblica, e normas gerais de como preparar e pregar sermões.
7.5 – Igreja e Missões: Natureza missionária da igreja, teologia de missões a prática, e métodos de plantar igrejas.
7.6 – Introdução ao Antigo e Novo Testamento: Visão introdutória, histórica, cronológica e divisões do seu conteúdo.
7.7 – Liderança Qualificada: Características, exigências bíblicas para exercer liderança, visão, estilos de Jesus e outros personagens, incluindo os acontecimentos atuais.
7.8 – Administração Eclesiástica: Formação, função e prática bíblica da Igreja. Analisar o exercício dos dons e ministérios.
7.9 – Português: Conhecimentos gerais e básicos do exercício da língua e prática na vivência de nosso contexto cristão e eclesiástico.
7.10 – Aconselhamento Cristão: Aspectos básicos da psicologia pastoral, definição, formas de seu exercício eclesiástico.
7.11 – História dos Batistas: Conhecimento Geral, histórico do nascimento, existência e alcance dos Batistas.
7.12 – Serviço Social Cristão: Visão Teológica da Integralidade Humana e a ação da Igreja mediante essa necessidade.
7.13 – Introdução Musical: Noções da história geral e importância do exercício da música em nossas comunidades.

8.0 – Metodologias:

8.1 – Conteúdos explícitos compatíveis com a realidade e necessidades do nosso campo.
8.2 – Aulas/encontros/seminários/oficinas/leituras e etc.
8.3 – Prática na Igreja/no campo: despertamentos, organizações, reuniões, missões, cultos, pequenos grupos e plantação de Igrejas.
8.4 – Estágio Prático: Sendo trabalhado ao longo do ano, atendendo as necessidades de cada Igreja ou instituição em que o fizer, no período correspondente aos sábados e domingos, ou seja, dois dias semanal.
8.5 – Avaliação de Conhecimento: Prova escrita e/ou trabalhada em equipe durante o período em estudo; ou um trabalho extra classe.
8.6 – Freqüência: Presença obrigatória com exigência de no mínimo 80% das aulas.
8.7 – Certificado: O certificado em nível de Instituto de curso livre em Teologia será oferecido aos matriculados que tenham alcançado media mínima de sete (7), numa escala de 0 a 10 nas matérias teóricas, observando o critério de presença mínima obrigatória e satisfeito todas as exigências estabelecidas para o estágio, finanças, documentação e o cumprimento das pendências.

9.0 – Estágio Prático:

Cada aluno apresentará um projeto que expresse a necessidade do seu local nas suas diversas áreas; Evangelismo, Liderança, Escola Bíblica Dominical (EBD). O mesmo escolherá em conjunto com o líder que área mais imediata será contemplada em seu projeto, que será composto de um nome próprio, apresentação, base bíblica, justificativa, objetivos, recursos, metas e avaliação.
O estágio será monitorado pelos lideres de cada Igreja local e acompanhado pela coordenação do EFORT durante as aulas no período do segundo semestre, sua carga horária é correspondente a dois dias, em final de semana, de acordo com as atividades exercidas de cada Igreja e instituição.