A Associação Batista do Leste surgiu em 15 de novembro de 1959, no templo da Igreja Batista 15 de Novembro, na cidade de Serrinha – Ba.

Hoje com sua sede em Alagoinhas, composta por 15 igrejas batistas: Alagoinhas ( 2ª Igreja Batista de Alagoinhas -SIBA, Igreja Batista Belém, Igreja Batista Nova Jerusalém, Igreja Batista Restauração, Igreja Batista Alvorada de Alagoinhas, Igreja Batista Boas Novas, Igreja Batista Emanuel em Alagoinhas- IBEA), 1ª Igreja Batista em Aporá, 1ª Igreja Batista em Acajutiba, 1ª Igreja Batista em Esplanada, Pib em Conde, Pib em Olindina, Itapicuru, Igreja Batista em Sitio Novo, Pib em Crisópolis, Pib em Araçás, Pib em Inhambupe e 8 congregações: 21 de Setembro(SIBA), Olindina/Barra, Inhambupe (Belém), Itanagra, Cardeal da Silva, Sátiro Dias , Ouriçangas, Entre Rios. Essas igrejas e congregações se reúnem semanalmente em dias escolhidos pelos seus respectivos lideres, na realização de suas atividades com o proposito do crescimento do Reino de Deus, como também o cumprimento do Ide de Jesus. São agências que propagam a Palavra tendo como eixo norteador a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática.

Os projetos estão sendo direcionados e estamos incentivando os seus respectivos lideres para um avanço nas atividades Associacionais e crescimento nessa nova etapa de realizações.

O Projeto Pés Formosos é um projeto evangelístico nos molde da transbahia onde é feito recenseamento nas residências, estudos Bíblicos, cultos nos lares, caminhadas de oração e distribuição de folhetos, além de ser exibido o filme Jesus.

A Escola de Formação Teológica (EFORT) tem como objetivo no seu trabalho de treinamento de obreiros leigos. Nossa Escola tem como proposta alcançar em seus alunos um despertamento missionário, bem como dar-lhes uma formação básica em teologia, esperando que dentre eles se descubram ministros da Palavra de Deus.

Periodicamente temos um encontro com todos os pastores e lideres local com o objetivo de nos unirmos mais em pró de um mesmo objetivo, que é uma Igreja unica, reuniões que ocorrem em locais previamente escolhidas, tendo o projeto como finalidade a Mutualização(UNIÃO) entre as Igrejas locais.

Nossa meta é desenvolver além dos nossos projetos manter um contato mais direto com as Igrejas e congregações da nossa região, envolvendo-as em todas as atividades Associacionais, bem como as atividades da Convenção.